Projeto Linha Direta com Jornalistas, do Município do Rio de Janeiro

Pessoal, está na hora de participar do futuro do nosso Sindicato. Vamos fazer acontecer o Projeto Linha Direta com Jornalistas para lutar pela renovação da sua estrutura e resgatar sua representatividade.

Quem faz parte

Bruno Cruz (31), natural do Rio de Janeiro, formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), integra a atual gestão da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro como representante junto a Fenaj. Nesses quase três anos de gestão no Sindicato, participou de negociações salariais, de manifestações da obrigatoriedade do diploma, se familiarizou com a rotina do Sindicato, compareceu assiduamente as reuniões e assembleias da categoria, se fez presente nas manifestações e atos públicos, atuou na luta pela democratização da comunicação, insistiu na realização de pesquisas que identificassem o perfil dos jornalistas no mercado local, desenvolveu pesquisa para identificação dos profissionais nas Ais e luta pela renovação do sindicato e do sindicalismo. É repórter concursado da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde atua nos telejornais da TV Brasil: Repórter Brasil (manhã e noite em cadeia nacional) e Repórter Rio (vespertino local). Jornalista profissional, trabalhou nos últimos quatro anos como assessor sindical no Sindicato dos Servidores Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sintrasef). Também militou no movimento estudantil universitário.

Andrei Bastos (61), natural de Fortaleza/CE. Como jornalista, trabalhou no “Correio da Manhã”, no “O Globo” e dirigiu por 15 anos sua própria agência de comunicação. Como jornalista ativista dos direitos humanos, atuou nas ONGs Qualivida, IBDD e Terra dos Homens, integrou a Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, de 2008 a 2012, e integra a ONG Sociedade pela Responsabilidade Pública, desde 2011, e o Fórum Nacional de Educação Inclusiva, desde 2012.

Marcos Pereira é jornalista atuante no movimento sindical. Trabalhou como jornalista do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro e da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB-RJ), entre outros. Atualmente é Assessor de Imprensa da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro.

Rosayne Macedo é jornalista com especialização em Gestão do Conhecimento, Comunicação Empresarial e Coaching. Trabalhou no Jornal O Dia, TV Record e Folha de S. Paulo. Foi assessora de imprensa do Sebrae/RJ, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e de grandes marcas como Mundo Verde, Spoleto, Domino´s e CBCA. É editora da revista Macaé Offshore, assessora do Sindicato dos Policiais Federais e empreendedora da Tao Inteligência em Comunicação. Criadora e administradora do grupo JornalistasRJ do Facebook.

Terezinha Santos é jornalista e consultora de comunicação, foi repórter do JB na área de saúde e editora em diversas publicações médicas. Trabalhou em empresas como Sidney Ross Co., Winthrop, International Advertising Service, Fundação Oswaldo Cruz, Golden Cross e Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro – CEG , em cargos de redação, chefia e gerência de comunicação.   Ex-professora de comunicação da UGF. Ganhou dois prêmios em comunicação interna da ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. É vice-presidente da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Município do RJ.

Maurílio Ferreira, jornalista profissional atualmente aposentado, trabalhou na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Correio da Manhã, Jornal do Commercio, O Globo, DCI e Abecip.

Bette Romero é jornalista com mais de 30 anos de experiência, foi da Manchete, Editora Abril, Folha de S. Paulo, Estado de São Paulo e TV Cultura. Na assessoria de imprensa, trabalhou na Burson-Marsteller, Secretaria de Meio Ambiente (SP), Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Abifarma), Bolsa de Valores (BVRJ), Docas do rio (CDRJ) e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Hoje, é Diretora da Background Maxx Comunicação. Na área acadêmica é mestre em Educação e professora de pós-graduação. Também é Diretora-Executiva do Clube de Comunicação, Diretora do Sindicato dos Jornalistas do RJ, pela Comissão de Ética e colunista da revista e site PQN.

Sonia Fassini integra a Comunicação do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro desde 2001. Iniciou-se profissionalmente no Jornal do Brasil e na Rádio Tupi, ainda estudante. Trabalhou na Rede Globo, SBT e Manchete e também nas rádios Nacional e Roquette Pinto. Assessora de Imprensa da Secretaria Estadual de Justiça e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher-RJ. Tem especialização em Comunicação Institucional.

Ilza Araújo é jornalista e relações públicas. Com participação em redações de rádios Bandeirantes e Globo e no Jornal do Commercio. Professora de Produção em Rádio e Comunicação Empresarial. Trabalha com assessoria de comunicação e assessoria de imprensa em empresas e instituições públicas.

Miro Nunes é jornalista com passagens pela mídia impressa e radiofônica. Consultor entre 2010 e 2012 de vídeo-documentários selecionados em editais públicos. Membro da coordenação da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-SJPMRJ) do sindicato.

Marília Ferreira, há mais de 20 anos atuando na área de assessoria de imprensa, passou por instituições como Associação Comercial do Rio de Janeiro, Conselho Regional de Medicina – RJ, Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário e empresas de comunicação. Hoje atua como executiva de contas na Insight Engenharia de Comunicação. Participa ainda da atual gestão da diretoria do SJMRJ como 1ª Tesoureira.

Malu Fernandes trabalhou na TV Globo, Rádio Globo, O Estado de São Paulo e Jornal do Brasil, onde ganhou um Prêmio Esso. É assessora de imprensa. Entre as empresas atendidas está a Petrobras, onde gerenciou a crise da CPI em 2009, pela CDN. Uma de suas tarefas era produzir textos e auditoria do Blog Fatos e Dados, premiado com o Gold Quill Awards 2010 pela International Association of Business Communicators. É jornalista com Pós- Graduação em Marketing, MBA em Management, Especialização em Comunicação Empresarial e está cursando o terceiro ano de Direito. Foi empreendedora inicial do Projeto Vale Encantado, de inclusão social, geração de renda, educação e preservação ambiental. É Diretora do Clube de Comunicação.

Carmen Pereira começou nos principais veículos (TV Globo, O Globo, Última Hora, Editoras Bloch e Abril) e trabalhou em diversas assessorias de comunicação. Atualmente está na Secretaria de Estado de Cultura e é professora de jornalismo. Fundadora do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), hoje é da Comissão de Ética do SJPMRJ e Diretora do Departamento de Educação e Formação Profissional da FENAJ.

Sandra Martins é jornalista com atuação em redações como Jornal do Commercio, Folha Dirigida, O Fluminense, Revista Educar. Coordena a assessoria de comunicação na Cooperação Social da ENSP/Fiocruz. Integra a coordenação da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do SJPMRJ, da qual é uma das fundadoras, e coordena a 3ª edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento.

Monica Coronel é jornalista, com especialização em marketing e mídias sociais. Fundou a Cequal Comunicação. Acumula experiência na grande imprensa, na Gazeta Mercantil e Jornal do Commercio, e órgãos governamentais, tais como Secretaria da Fazenda e Fundação Biblioteca Nacional. Prêmio Alexandre Adler de Jornalismo em Saúde e seleção de projeto para atendimento da Escola Politécnica da UFRJ.

Iara Cruz, com mais de 40 anos de experiência, trabalhou no Jornal do Brasil, O Globo, Última Hora, Luta Democrática e fez house organs. Foi redatora responsável pelas revistas masculinas da Editora Vecchi, fez rádio e televisão, onde trabalhou na Educativa (hoje TV Brasil), Manchete e TV Globo, em que foi editora chefe da pauta e produção da Editoria Rio e participou da criação do Bom Dia Rio e Globo Comunidade. Hoje, é diretora do programa Rio em Foco, da TV Alerj. Na área de assessoria de comunicação, trabalhou para a Embratel, no lançamento da fibra ótica, internet e telefonia digital, tendo viajado por todo o país levantando a história da implantação das telecomunicações; para a Sociedade Brasileira de Anestesiologia e chefiou a comunicação do Instituto de Segurança Pública.

Cristina Miguez, jornalista com passagem por redação (Última Hora, Rádio Alvorada, EPTV/TV Globo, agência de notícias BR Press), tem como forte em sua trajetória profissional a experiência em Comunicação Empresarial e Assessoria de Imprensa. Atualmente, atua com assessoria de imprensa na SB Comunicação e como professora universitária na área de Comunicação (Jornalismo e Publicidade).

Márcio Ferreira é jornalista, professor da Universidade Veiga de Almeida (RJ), professor visitante na Pós-Graduação em Comunicação Empresarial da UFJF. Escreveu para o jornal O Dia e para a Revista Petro&Química. Atuou na AG Comunicação Empresarial, assessora empresas do setor naval, como a Keppel FELS Brasil, o estaleiro BrasFELS em Angra dos Reis e a TQM Service. Foi consultor de comunicação da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro.

Luis Bittencourt, jornalista, trabalhou nos jornais O Dia, O Globo e Jornal do Commercio. Na TV, trabalhou na Rede Globo e na TV Educativa (atual Rede Brasil). Foi professor da ECO/UFRJ. Hoje coordena cursos na Universidade Veiga de Almeida e é diretor da editora iVentura.

Françoise Vernot é jornalista, roteirista e diretora de vídeos, trabalhou em Bloch Editores (Sétimo Céu e Desfile), TV Bandeirantes, TV Educativa, Cia. Vale do Rio Doce, TV Globo, Canal Saúde (Fiocruz) e em diversas produtoras de vídeo. Atualmente coordena Projetos Especiais da Start Comunicação. Pós-graduada em Economia, Política Internacional e Gestão em Projetos de Comunicação e Meio Ambiente, também fez os cursos Crisis Communication Sample (New York University – Stern School of Business) e Focus on the universe of netwoork Phoenix consult (Miami /Fl/ EUA) e é membro das Redes Jornalistas Ambientais Brasileiros / Associação Internacional de Jornalistas pela Amazônia / Comunicação e Saúde / Mulher e Mídia.

Deixe um comentário